Trabalho Seguro

DICA 1

Os três tipos mais comuns de acidentes em cozinhas industriais são queimaduras, cortes e quedas. Portanto, observe alguns pontos importantes na realização das tarefas: Use sempre o EPI (luva térmica) próprio para contato com superfícies quentes; usar a luva de malha de aço na mão contrária a faca em situações de corte; usar calçado de segurança. Mantenha sempre os pisos limpos (sem acúmulo de gordura) e sem lâminas de água.

 

DICA 2

Mantenha o ambiente da cozinha industrial sinalizado, isto objetiva orientar a atuação do colaborador diante de situações de riscos. Os elementos de sinalização podem ser placas, painéis, letreiros internos, pictogramas ou símbolosSinalize os pisos escorregadios e as superfícies quentes da cozinha.

  

DICA 3

Realize o DDS (Diálogo Diário de Segurança) com sua equipe, faça da conversação de segurança do trabalho um hábito na sua empresa. Porque o DDS é importante? 

É uma maneira fácil de aprender. As situações passadas no DDS podem ocorrer no dia a dia de trabalho e por este motivo, precisamos estar bem treinados para resolvê-las.

 

DICA 4

No transporte de líquidos quentes em grande quantidade (cubas de feijão e sopas, por exemplo) utilize os carrinhos apropriados para esta finalidade. Lembre-se: Trabalhe com concentração e atenção, siga os procedimentos adotados e estabelecidos.

  

DICA 5 

Mantenha sempre equipamentos como coifas, dutos, fritadeiras, fornos, fogões e fornos combinados limpos e higienizados, sem acúmulos de gordura e descarbonizados. A gordura é um combustível muito perigoso, a falta de um cronograma ou de limpezas periódicas podem ocasionar uma situação de fogo e incêndio. Além dos riscos e perigos, equipamentos sem cronogramas e planos de limpeza técnica perdem o rendimento, geram odores inconvenientes, alteram o conforto térmico da cozinha, e são um risco para a segurança dos alimentos.

 

DICA 6

Muito cuidado e atenção com o uso e armazenamento de produtos químicos. Evite usar produtos químicos puros, prefira sempre diluídos. Leia antes de manusear qualquer produto químico a sua FISPQ (Ficha de Segurança de Produto Quimico). Use sempre os EPI’s Equipamentos de Proteção Individual recomendados na FISPQ.

 

Dicas dadas por  profissional da Engenheira em Segurança do Trabalho especialista em Cozinhas Industriais.

Gostou das dicas,  quer implantar uma política de Segurança do Trabalho na sua empresa ou receber palestras e treinamentos. Entre em contato pelo e-mail : contato@cozzienge.com.br  e conte-nos sua necessidade.


icon

Transporte

Enviamos para todo o Brasil

icon

Qualidade

Produtos de alto nível

icon

Suporte

Atendimento sempre à disposição

icon

Site seguro

Garantia de compra 100% segura

comprar com bandeiras pagseguro
Entregamos para todo Brasil Atendimento via WhatsApp